Durante o 76º Festival de Cinema de Cannes, a BMW anunciou o resultado inesperado de sua parceria com a construtora de barcos Tyde: The Icon, uma embarcação elétrica pronta para a produção.
A inovação conta com dois motores elétricos de 100 kW, combinados com seis baterias de 240 kWh do BMW i3. Com essa configuração, o barco tem autonomia de 50 milhas (aproximadamente 80 km) e velocidade de cruzeiro de 24 nós. Tudo somado aos hidrofólios, que levantam a embarcação enquanto ela se locomove, criando a sensação óptica de que ela flutua sobre as águas.
A equipe de design encarou o desafio de transformar esse conceito singular em uma peça que causasse impacto tanto por fora quanto por dentro. A superestrutura, com uma silhueta de formato prismático possui 4,5 metros na popa, formando uma entrada ampla para o luxuoso salão. O casco, por sua vez, se destaca pela estrutura leve e inovadora, assemelhando-se a uma obra de origami.
O barco também conta com uma tecnologia que proporciona uma navegação mais suave, então, os designers substituíram as tradicionais seções laterais por amplas superfícies de vidro. Dessa maneira, os passageiros podem desfrutar de vistas panorâmicas espetaculares enquanto atravessam as águas.
A estação de controle encontra-se no centro da embarcação, apresentando um volante e instrumentos concebidos pela BMW. Em lugar da convencional eletrônica náutica, surge uma interface BMW que reúne todas as funcionalidades essenciais em um painel sensível ao toque de 32 polegadas, com resolução 6k e a identidade visual característica do sistema de controle BMW iDrive.
Além disso, a marca promete economizar até 80% da energia para alcançar o desenvolvimento técnico pioneiro e metas de sustentabilidade da nova embarcação: 'inspirar a mobilidade livre de CO2 no mar'.